REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBE CARTILHA ‘AUTISMO, SONHO DE MENINO’

10 mar 2023 14h01

Melhorar o desempenho dos estudantes deve ser um direito para todos. Pensando em maneiras de aperfeiçoar a inclusão social nas escolas da Rede Municipal, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), disponibilizou para os professores a cartilha ‘Autismo, Sonho de Menino’.

O projeto, idealizado pela psicóloga Érica Rezende Barbieri, reproduz a sua própria história com os filhos autistas. Um deles é o Enã Rezende, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) de grau leve, que se formou em medicina.

Cristiane Garcia, assessora pedagógica da Educação Especial de Lucas do Rio Verde, explica os próximos passos após o recebimento da cartilha. “O Município tem como tradição a formação dos educadores. Neste encontro, além da entrega da cartilha, nos reunimos para refletirmos maneiras de se trabalhar o material nas escolas, promover as discussões e pensar no próprio projeto para o autismo”.

O projeto Autismo na Escola conta com o apoio da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Em 2019 ela recebeu a proposta da psicóloga Érica Rezende, e assim que apresentou ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, pediu para que toda equipe da Seduc abraçasse a causa. Então a ideia que estava a muito tempo no papel, ganhou força. Virginia Mendes é madrinha do projeto.

“O trabalho piloto da Dra Érica foi muito importante para que essa ação inclusiva chegasse a rede estadual de educação, e graças a parceria que temos com o governo do Estado por meio da Seduc, sob a direção do secretário Alan Porto que sempre nos atende tão bem, o projeto Autismo na Escola chega aos municípios. Fico feliz por saber que o município de Lucas do Rio Verde aderiu a esta ação inclusiva”, disse a  primeira-dama do Estado. (Com informações GovMT)

A cartilha também pode ser lida on-line, aqui - http://projetoautismonaescola.com.br/wp-content/uploads/2022/05/cartilha_autismo.pdf