LUCAS DO RIO VERDE É SELECIONADA PARA PROJETO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

20 mar 2023 10h12

Lucas do Rio Verde está entre os dez municípios do Brasil selecionados pelo instituto Rodrigo Mendes para o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”.

A Secretaria de Educação do Município participou do processo de seleção, inscrevendo dez escolas que atendem estudantes público-alvo da educação especial: pessoas com deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas com habilidades e/ou superdotação.

“Vamos participar do projeto com ao menos três profissionais: um professor da sala de aula comum, um professor do Atendimento Educacional Especializado e um gestor escolar”, explica o assessor pedagógico, Valdir Moreira.

O projeto terá encontros online e presenciais entre 2023 e 2025. Neste ano, os municípios selecionados vão participar de um curso de formação para educadores, gestores
escolares e técnicos de secretarias de educação.
“A educação especial na rede municipal de ensino sempre teve um acompanhamento muito específico para atender essa demanda, tanto para os professores como para as famílias e alunos.

O município ter sido escolhido como representante da região Centro-Oeste, com a temática da educação inclusiva, é mais uma oportunidade de aprofundamento de estudo e de melhorias no atendimento das crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno. Recebemos isso com uma expectativa de poder melhorar ainda mais os serviços entregues à comunidade”, define a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Projeto Alavancas
Iniciativa apoiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Movimento Bem Maior. O programa é gratuito e tem o objetivo de influenciar as políticas de formação em educação para a melhoria de sua qualidade.