PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIAM FORMAÇÃO DE PROJETO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

31 mar 2023 15h05

Após Lucas do Rio Verde ser selecionada entre dez municípios do Brasil, pelo instituto Rodrigo Mendes, para o projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, a Secretaria de Educação iniciou o processo de formação dos profissionais da rede municipal de ensino.Foram inscritas onze escolas que atendem estudantes da educação especial: Pessoas com Deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas habilidades e/ou superdotação.

As aulas iniciaram em 15 de março e vão até 21 de junho, sendo transmitidas ao vivo a partir de um estúdio em São Paulo e acompanhadas pelos cursistas de maneira remota em suas respectivas cidades.
O assessor pedagógico, Valdir Moreira, explica que a formação envolve 40 profissionais da Educação de Lucas do Rio Verde, com objetivo inicial de apresentar a estrutura da formação aos representantes das escolas.“Durante o curso, os participantes deverão elaborar e implementar um projeto que envolva estudantes e a comunidade. No segundo semestre, o instituto visitará os municípios contemplados para conhecer as propostas desenvolvidas nas unidades escolares.

Em 2024, está prevista a formação de técnicos das secretarias municipais de educação, para a elaboração de políticas de formação em educação inclusiva”, detalha Valdir.As formações são uma das ações previstas pelo projeto Alavancas, para a elaboração ou revisão de políticas voltadas à educação inclusiva. As atividades estão divididas em etapas, entre os anos de 2023 e 2025.