Ricardo Cappeler
17 set 2021 17h09
Com o objetivo de definir as habilidades prioritárias dentro do Plano Extraordinário de Intervenção
Pedagógica na retomada das aulas presenciais, a assessoria, os coordenadores
pedagógicos e os professores da educação infantil e ensino fundamental,
realizaram encontros e grupos de estudos para definir as prioridades a serem
trabalhadas nas unidades escolares contempladas no documento.
O assessor pedagógico João Edson de Sousa foi quem realizou a
apresentação em nome da Secretaria Municipal de Educação. “O Plano é uma
proposta de reorganização para ajudar o professor a se planejar frente a este
momento de pandemia. Os anos letivos de 2020 e 2021 são atípicos e precisarão
ser reorganizados de forma diferente do formato regularmente adotado”, explica
o assessor.
A proposta de reorganização curricular do Plano Extraordinário
de Intervenção Pedagógica norteia os trabalhos na Educação Infantil Pré-escola
(Infantil IV e V) e para cada ano (1º ao 9º ano) do Ensino Fundamental da rede
municipal de ensino de Lucas do Rio Verde.
A Secretaria Municipal de Educação informa que os critérios do
plano estão de acordo com a Lei Federal n.º 14.040/2020 que
estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado
de calamidade pública.
A lei trata do cumprimento dos objetivos de aprendizagem e
desenvolvimento, inclusive por meio da adoção de um ‘continuum’, método que une
os dois anos escolares em um ano letivo. Ou seja, em 2021, os estudantes do
Ensino Fundamental desenvolverão habilidades previstas para o ano de 2020 e
2021, com exceção do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Fonte: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias/?text=educacao&cod=9199