EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA É TEMA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE LUCAS DO RIO VERDE

11 abr 2023 16h46

Um cidadão livre de preconceito ou discriminação é construído na infância. Por isso, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde realizou uma formação no dia 06 de abril para professores das turmas dos 4° e 5° anos do ensino fundamental da rede municipal, ministrada pelo escritor Edergênio Negreiros, autor da Coleção Afroletramento, tema da capacitação.

De acordo com o escritor, residente em Brasília (DF), a coleção aborda a questão da educação antirracista e principalmente de reconhecimento da formação da população brasileira, composta por diversos povos e suas diferentes histórias.“A parceria com a Secretaria de Educação possibilita que os alunos e professores tenham acesso à coleção, que trata ludicamente sobre a falta de conhecimento, as desigualdades, o preconceito e racismo, e como sanar esses problemas. O projeto vem ao encontro com a Lei nacional nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil”, pontua Edergênio.

A assessora pedagógica, Edileuza Dourado, participou da capacitação e reitera que o material proposto na formação virá somar com o que já é trabalhado em sala de aula. “O livro trata de personagens afro-brasileiros, abordando de maneira positiva as histórias de vida e sonhos a serem realizados. Isso faz com que o aluno se identifique com esses personagens e para que os professores possam falar de maneira mais leve o tema”, disse.

Para saber mais sobre a Coleção Afroletramento, acesse https://inteligenciaedu.com.br/projetos/afroletramento/