ESCOLA SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPA DE ENCONTRO COOPERA CERRADO EM CUIABÁ

11 abr 2023 16h49

Alunos e profissionais da educação da Escola São Cristóvão participaram, na última sexta-feira (31), do Coopera Cerrado, em Cuiabá. O encontro é destinado a premiar as escolas participantes da Jornada de Aprendizagem das Ações da Popularização da Produção Rural Sustentável e do Jogo Coopera Cerrado do ano de 2022.

O evento aconteceu na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e contou com a participação de representantes de cada escola e instituições parceiras, como prefeituras e secretarias de Educação dos estados.Estavam presentes autoridades da educação como o secretário de Estado da Educação, Alan Porto, representantes do Projeto Rural Sustentável e demais convidados.

A escola Municipal São Cristóvão participou com 28 alunos do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental com o Time Ema. E entre as 11 escolas do estado de Mato Grosso, o Time Ema ficou em primeiro lugar, alcançando o posto de Super Sustentável com uma premiação de R$ 18 mil reais para serem gastos na escola em benefício dos alunos.“Foi um momento de muita emoção para todos, desde a recepção até a entrega dos certificados e da placa da escola. Foi um momento de reencontrar os facilitadores do projeto e de conhecer as escolas que tivemos interação, inclusive com a troca da caixa agrícola”, disse a coordenadora Eliza Dias de Carvalho Souto.

O prêmio será entregue durante evento em Brasília, no dia 19 de maio.As Ações de Popularização da Produção Rural Sustentável têm como objetivo sensibilizar estudantes do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas, rurais e urbanas sobre a temática sustentável.Representando a escola e o Time Ema, participaram do evento em Cuiabá os alunos Lucas Mateus (8º ano), André (7º ano), Karina (9º ano) e Yasmin (1º ano do Ensino Médio), além do professor de ciências, Antônio Fernando de Paiva e a coordenadora Eliza Dias de Carvalho Souto.
As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências, com características específicas para cada faixa etária.

Por meio da Jornada de Aprendizagem, que é constituída por 6 etapas, crianças e jovens são inspirados a refletirem sobre o senso de pertencimento à natureza no bioma Cerrado, seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, na promoção da produção rural sustentável e de baixa emissão de carbono e a sua relação com o território, a escola e a comunidade.

O PRS – CerradoCom atuação em quatro estados brasileiros – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais –, o PRS – Cerrado tem como objetivo mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

Fonte:https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias/?text=educacao&cod=escola-sao-cristov...