0%

INEP COMEÇA O AGENDAMENTO PARA PRIMEIRA EDIÇÃO DO TIMSS NO BRASIL

Valdir Da Silva Moreira

17 mai 2023 14h28

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou o agendamento da primeira aplicação do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS) no Brasil.

O TIMSS avalia o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos na trajetória do 4º ao 8º ano, a partir de evidências comparáveis entre os países que participam. A avaliação será realizada entre 28 de agosto e 15 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros.

O estudo é dirigido pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). Além de medir o desempenho dos alunos, apura informações sobre as diferenças dos sistemas educacionais dos países participantes.

O TIMSS inclui, ainda, uma série de questionários contextuais (preenchidos pelos alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores de escola) que coleta dados sobre fatores domésticos, escolares e de sala de aula, associados à aprendizagem.

O Brasil aderiu ao TIMSS em 2022 e o Inep será responsável pela aplicação no território nacional. Serão avaliados estudantes de escolas públicas e particulares das 27 unidades da Federação e as escolas selecionadas serão contatadas por e-mail e telefone. A expectativa é que mais de 60 nações participem do estudo.  Saiba mais sobre o TIMSSFonte: Inep (com adaptações)
Foto: Freepik
https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/comeca-o-agendamento-para-primeira-edicao-do-timss-no-brasil 

Direitos Reservados. Centro Tecnológico Educacional.