LUCAS DO RIO VERDE SEDIA 3º SEMINÁRIO REGIONAL DA EDUCAÇÃO

26 jun 2023 08h00

Lucas do Rio Verde sediou nesta sexta-feira (23), o 3º Seminário Regional da Educação, com a participação de 15 municípios da região.

A formação com o tema “Liderança Educacional e Alcance de Resultados” foi realizada no auditório da Faculdade La Salle, por meio de uma parceria entre Seduc – Secretaria de Educação de Mato Grosso, editora Aprende Brasil, Sebrae e Agelider.O evento teve como público-alvo dirigentes municipais de educação, gestores e técnicos.“O intuito é fazer com que os diversos grupos de profissionais estejam juntos, para que os desafios sejam discutidos e as experiências trocadas diante a amplitude e complexidade que é a educação”, declara a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

A secretária ainda complementou dizendo que “apesar de a área ser desafiadora é muito gratificante, levando em consideração o papel do educador na vida dos estudantes e da educação como compromisso com o futuro”.No mesmo sentido, o presidente da Undime – MT e secretário de Educação do município de Várzea Grande, Silvio Fidelis, por meio de um vídeo, pontuou a necessidade de se trabalhar as formações dos profissionais. “Temos a clareza dos inúmeros desafios existentes na educação e do quanto precisamos avançar, no entanto, muito mais do que questões estruturais, é fundamental que investimentos na educação envolvam processos formativos, de reflexão sobre as práticas desenvolvidas”, reforçando a relevância de ações colaborativas como o Encontro Regional.Numa abordagem mais profunda em relação a importância de tomada de decisões pontuais na intencionalidade do desenvolvimento integral da educação na rede pública, o prefeito Miguel Vaz, avaliou todo o processo dos destaques e grandes resultados que o município vem tendo com a execução da aprendizagem dos milhares de alunos luverdenses.

“A gente precisa estar sempre olhando para os planejamentos e pensando neles nas salas de aula, para que isso faça sentido na prática. Ter conhecimento de como funciona a didática e interferências, permite que conheçamos todo o processo em sua totalidade e possibilita ações mais assertivas, onde infraestrutura e qualidade são primordiais”, afirma o gestor municipal.Também participaram do encontro os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, Sorriso, Sinop, Tabaporã, Tapurah, União do Sul e Vera.