Valdir Da Silva Moreira
18 out 2021 08h38
O Instituto
Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com a Fundação Lemann e com a União Nacional
dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), estreia em 21 de setembro sua
plataforma de Ensino a Distância (EAD) com cursos sobre educação inclusiva.
Abadhs e Fundação Grupo Volkswagen também apoiam a iniciativa, como parceiros
institucionais do IRM.
A
plataforma EAD do instituto tem como objetivo promover a formação de educadores
e gestores públicos sobre educação na perspectiva inclusiva em larga escala,
ofertando um catálogo de cursos. A plataforma estará disponível em: https://formacao.institutorodrigomendes.org.br/.
A
iniciativa permite a consolidação e a ampliação de portfólio de soluções e
estratégias pedagógicas, bem como o fortalecimento da rede de boas práticas. “A
plataforma representa mais uma etapa estratégica do nosso ciclo de ações
planejadas para que estudantes com deficiência sejam atendidos com qualidade em
todas as escolas do país”, diz Rodrigo Hübner Mendes, fundador e CEO do
IRM.
"A
Fundação Lemann acredita que toda pessoa é uma potência e, por isso, investimos
pela promoção da educação pública de qualidade com equidade e inclusão, ou
seja, para todos e todas. A plataforma de cursos lançada pelo IRM é um
importante passo nesse sentido”, diz Denis Mizne, diretor executivo da Fundação
Lemann.
O
primeiro curso da plataforma será “Planejamento
pedagógico na perspectiva inclusiva”. Realizado em parceria também
com a Fundação Lemann, é gratuito e tem como objetivos levar os cursistas a
compreender a importância e todas as etapas do planejamento pedagógico na
perspectiva inclusiva e os seus principais atores; conhecer e propor formas de
articulação e trabalho coletivo; além de analisar criticamente o processo e
adaptá-lo ao seu território e realidade da unidade escolar.
O
curso é autoinstrucional, ou seja, pode ser realizado de acordo com a autonomia
do cursista. Tem como público-alvo professores, gestores escolares, técnicos e
gestores das Secretarias de Educação, e interessados em geral. A formação tem
seis horas de duração, caráter reflexivo e está disponível para todo o Brasil,
sem pré-requisitos para inscrição. Ao final da formação, o cursista receberá um
atestado de participação.
O
tema do curso foi decidido depois de uma pesquisa feita pelo Instituto Rodrigo
Mendes pela internet sobre quais cursos as pessoas gostariam que fosse
oferecido. Planejamento foi um dos mais votados e é essencial para a educação
inclusiva, na medida em que permite, desde o início, considerar todos os
estudantes.
Educação física inclusiva
também é tema de formação da plataforma
Outro
curso que estará disponível na plataforma é o “Portas
abertas para a inclusão, educação física inclusiva”, que, desde
2018, é ofertado pelo UNICEF e pelo IRM, com o apoio da Fundação Barça,
gratuitamente no formato EAD e autoinstrucional.
Sucesso
de público, o Portas abertas para a inclusão EAD já ultrapassou a marca de 100
mil inscritos e impactou mais de 800 mil estudantes em mais de 32 mil escolas.
A formação é composta por sete módulos que abordam os mais diversos temas da
inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação,
acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva.
Fonte e foto: Instituto Rodrigo Mendes