Valdir Da Silva Moreira
12 nov 2021 13h57
5 materiais para trabalhar o Campo de Experiências “Espaços, tempos,
quantidades, relações e transformações”
O Campo de experiências “Espaços, tempos,
quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática
na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais
temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre
processos de transformação. O professor, como mediador, deve aproveitar os
conhecimentos que as crianças já possuem e de proporcionar novas experiências,
principalmente em contato com a natureza, para proporcionar oportunidades de
construir novos conhecimentos.
Confira o documento completo com as
fichas técnicas dos 5 materiais para apoiar o trabalho de professores e
gestores com o Campo Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
1. As crianças e o conhecimento
matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações
matemáticas
2. Histórias sobre aprender e ensinar
com e na natureza: um percurso formativo para professores da educação básica
3. Investigar com crianças: subsídios
para a formação do trabalho docente
4. Paralaparacá – Assim se explora o mundo – Caderno de experiências e Caderno de orientação
5. Práticas pedagógicas na Educação
Infantil: programa Creche para todas as crianças
Confira as fichas completas por material acessando aqui publicação
em PDF. O documento faz parte de uma curadoria de materiais para apoiar o
trabalho de professores e gestores da Educação Infantil – veja a lista completa aqui.
Fonte: Observatório
Movimento pela Base
https://observatorio.movimentopelabase.org.br/5-materiais-para-trabalhar-o-campo-de-experiencias-espacos-tempos-quantidades-relacoes-e-transformacoes/