0%

FERROVIA É TEMA DO 1° TORNEIO DE ROBÓTICA DE LUCAS DO RIO VERDE

Valdir Da Silva Moreira

10 dez 2021 15h27

A ferrovia, meio que permite a maior capacidade de transporte de carga e de passageiros, além de possuir um custo muito menor que as rodovias, foi o tema do 1° Torneio de Robótica na sala de aula para estudantes do 1° ao 5° ano da rede municipal de Lucas do Rio Verde.

Organizado pelo Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, 60 alunos divididos entre equipes, se reuniram na Escola Caminho para o Futuro para responder a seguinte pergunta: Qual o Impacto da Ferrovia para Nossa Cidade? A resposta se deu através da montagem, no menor tempo possível, do robô Milo, que eles aprenderam em sala, que foi usado para puxar os trenzinhos que carregavam os principais produtos de nossa cidade (milho ou soja ou feijão ou algodão e um container) por um trilho. 

Os projetos também foram avaliados nos quesitos criatividade, já que os vagões foram feitos de material reciclado. O prefeito Miguel Vaz e a primeira-dama Janice Ribeiro estiveram presentes no torneio para conhecer de perto o processo de criação de um robô e o empenho dos estudantes. “O tema é muito apropriado para o momento que Lucas do Rio vive, com a expectativa, perspectiva clara da chegada da ferrovia ou talvez das ferrovias. Este primeiro torneio vai despertar a criatividade e o senso da inovação nos alunos, que poderão sair daqui grandes nomes importantes para a economia do Brasil. É o início de uma grande história, de um grande movimento da tecnologia”, avaliou o prefeito. O torneio foi dividido em duas categorias: Kids (1° ao 3° ano) e Junior (4° e 5° ano). As premiações, que remetiam a um trem, foram medalhas a todos estudantes envolvidos e troféus aos 3 primeiros colocados.

Na Kids, a equipe campeã foi a Lérico, da Escola Érico Veríssimo, com 8,77 pontos. O Grupo Alfa Robots, da Escola Cecília Meireles, garantiu o segundo lugar (8,71) e o terceiro, Falcões do Futuro, da Escola Caminho para o Futuro (8,69). Na categoria Junior, o primeiro e o terceiro lugares foram conquistados pelas equipes Todos por 1 e Parceria Do Futuro 2.0, da Escola Vinicius de Moraes (9,24 e 9,10), e a Leogoland, da Escola Érico Veríssimo (9,14), em segundo.  

Fonte: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias/?text=educacao&cod=ferrovia-e-tema-do...

Direitos Reservados. Centro Tecnológico Educacional.