CONHEÇA O GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CURRÍCULOS ALINHADOS À BNCC

07 fev 2022 13h20

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através das Secretarias de Segurança e Trânsito, Educação e Assistência Social se reuniram nesta semana com a Polícia Militar para analisarem o retorno do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) nas escolas do Município e nos programas da Assistência Social.

O principal objetivo do Proerd é a orientação e conscientização de estudantes e familiares para uma melhor qualidade de vida. “O programa funciona como um sistema cooperativo entre escola, Polícia Militar e família. É preciso um instrutor capacitado para atuar em um trabalho de grande sucesso e de grande repercussão onde o objetivo é cuidar das nossas crianças. Além de mostrar que o trabalho das polícias vai muito além de punir, mas de prevenir e contribuir para uma sociedade mais saudável”, explica o soldado da Polícia Militar e Instrutor do Proerd, Rafael Vinicius Souza.

O Proerd possui material didático, ‘o livro do estudante’, com lições abordando fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, tomada de decisão e valorização da vida.“Nós acolhemos a ideia de retomar o Proerd nas unidades escolares com muita alegria, pois sabemos os frutos que o Programa tem de positivo com os alunos e a comunidade.

Do Município, eles vão ter todo o nosso apoio pra gente reorganizar as turmas e o que for preciso para atender o maior número possível de crianças”, exalta a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.Pela Assistência Social, as políticas antidrogas do Proerd vão somar com os programas já existentes. “Sempre pensamos em incluir as nossas famílias assistidas pelo Cras e Creas, e o programa vai levar as informações sobre o perigo das drogas dentro destas casas. Informações importantes para que eles possam realmente ter um bom caminho”, analisa a secretária da pasta, Janice Ribeiro."A reunião foi produtiva e recebemos com alegria a notícia do retorno de um programa tão importante e educativo.

O Proerd é exemplo de proteção e prevenção da nossa sociedade quanto ao uso de drogras. Em nome da Secretaria, nos colocamos à disposição da Polícia Militar para novas reuniões com o Tenente Coronel Paulo Secchi e demais membros para alinharmos a volta do programa", define o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Nunes.

Fonte: