PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA INCENTIVA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA ALUNOS DE LUCAS DO RIO VERDE

08 abr 2022 07h27

Bons hábitos de higiene pessoal mantém o corpo saudável. E para criar esta rotina, os alunos das escolas das redes municipal e estadual de ensino de Lucas do Rio Verde aprendem de forma divertida por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde.

O Programa Saúde na Escola é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos. No município, 15 escolas públicas recebem o incentivo por meio de ações lúdicas, com vídeos interativos, música, para chamar atenção deste público para os cuidados com a higiene pessoal e bucal, por exemplo.

A programação teve início no dia 04 de abril na cidade. “A escola é um bom espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de doenças. Neste momento, priorizamos além destas pautas, a prevenção contra a Covid-19 e a dengue”, explica a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi. Herika Faganello é coordenadora do PSF Rio Verde I e II e fez parte da equipe, que junto com uma dentista e demais agentes de saúde, instruíram as crianças. “Uma ação conjunta entre a Saúde e a Educação, para orientarmos os estudantes sobre prevenção ao Covid-19, higiene pessoal e ambiental. Mostramos através de exemplos lúdicos que os cuidados básicos incluem uma rotina de banhos, escovar corretamente os dentes, não roer unhas, higienização dos alimentos antes de consumi-los, etc”, explica. Crescer SaudávelPrograma em conjunto com o Saúde na Escola, tem o objetivo de combater a obesidade infantil e foi incluído nas ações em Lucas do Rio Verde. Foi criado em 2017 para as crianças matriculadas na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e Ensino Fundamental I.

O Crescer Saudável implementa programas que promovam o consumo de alimentos saudáveis e reduzam o consumo de alimentos não saudáveis e bebidas açucaradas por crianças e adolescentes; atividade física e reduzam os comportamentos sedentários em crianças e adolescentes; entre outros.

Neste ano, os gestores que aderiram ao Programa Saúde na Escola também puderam aderir ao Crescer Saudável. As duas ações fazem parte das políticas públicas para aderência e manutenção do Selo Unicef.

Fonte