EDUCAÇÃO DE LUCAS DO RIO VERDE LANÇA PROGRAMA DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS

11 mai 2022 08h35

Visando desenvolver habilidades socioemocionais dos estudantes, incentivando o protagonismo na construção e na realização de projetos de vida, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde buscou parceria com o Instituto Ayrton Senna para o lançamento do Programa Diálogos Socioemocionais.Para apresentação do cronograma de ações, educadores da rede municipal se reuniram no auditório da Prefeitura, nesta terça-feira (10), para melhor conhecimento.

O programa atende todos os alunos matriculados no ensino fundamental – anos finais da rede municipal – e professores. Especificamente em Lucas do Rio Verde, serão 150 professores participando das capacitações, que atuam nas escolas: São Cristóvão, Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós, Menino Deus, Olavo Bilac e Cecília Meireles. Já os alunos, 2.163 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.Para apresentação do programa, o sociólogo Helton Souto Lima, gerente do Núcleo de Integração de Soluções Educacionais do Instituto Ayrton Senna, com sede em São Paulo (SP), esteve presente. “É um trabalho atrelado e articulado com o currículo da escola. A ideia é que as disciplinas, como língua portuguesa, matemática, história, geografia, os professores possam também, dentro desse processo, desenvolver todo um trabalho voltado para o desenvolvimento de competências, como o engajamento com o outro, amabilidade, autogestão, autodeterminação. O objetivo é que esse trabalho promova uma educação que seja cada vez mais integral para os estudantes de Lucas do Rio Verde”, resume Helton.A secretária de Educação, Elaine Lovatel, avalia que ações desenvolvidas para trabalhar a humanização são necessárias na educação.

“Somos conhecedores que o resultado na aprendizagem dos estudantes muitas vezes está relacionado à influência do professor. A atuação do professor gera efeitos no desenvolvimento intelectual, físico, cultural e socioemocional dos estudantes. Pensando nisso, a Secretaria de Educação investe há muitos anos na formação continuada dos professores.

O programa terá um olhar especial para o aprimoramento das competências socioemocionais dos professores e também dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental, fortalecendo emocionalmente educadores e alunos para o enfrentamento dos desafios diários”, avalia.