0%

AULA INAUGURAL ABRE OS TRABALHOS DO PROERD NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Valdir Da Silva Moreira

09 jun 2022 11h01

Lucas do Rio Verde retomará as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na rede municipal de ensino. Nesta terça-feira (07), uma aula inaugural, realizada no auditório da Prefeitura, selou o compromisso do programa, que é preparar crianças e adolescentes para fazer escolhas seguras e responsáveis em suas vidas, evitando o envolvimento com o uso de drogas e a violência entre os estudantes.
 
A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o prefeito Miguel Vaz, presidente da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, comandante do 13º Batalhão da PM, coronel Paulo Jailson Secchi de Ávila, representantes do Judiciário, das forças de segurança e dos conselhos Tutelar e de Educação.
 
O Proerd é promovido em parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias municipais de Educação e de Segurança Pública. 
 
O programa atenderá, ainda neste 1º semestre, os alunos do 4º ano das escolas municipais de ensino fundamental Cora Coralina e Cecília Meireles, em encontros semanais.
 
O prefeito Miguel Vaz exaltou a necessidade do retorno do programa e o ganho que ele oferece à sociedade, em uma fala voltada especialmente aos alunos. “O Proerd é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da educação de um município. Mas, para que realmente as aulas sejam proveitosas, desejo que contem com o apoio das famílias e prestem muita atenção no que irão aprender. É uma oportunidade ímpar de aprendizado que vocês levarão para a vida, para se tornarem cidadãos de bem. A prevenção é a melhor maneira de evitar o uso de drogas e a criminalidade”, disse o prefeito.
O coronel Paulo Secchi explicou que o Proerd desenvolve o trabalho preventivo por meio de técnicas em crianças e adolescentes. “São atividades que ensinam os alunos a se defenderem, despertando neles as habilidades para resistir e ter uma postura consciente quanto às suas ações e responsabilidades, ajudando na construção de uma sociedade mais saudável, feliz e, principalmente, mais segura”, concluiu.
 
Elaine Lovatel, secretária municipal de Educação, agradeceu o retorno do programa, que vem somar com as ações escolares. “Obrigada a toda corporação da Polícia Militar e aos demais envolvidos neste trabalho; ao soldado Rafael, que vai fazer com que os nossos alunos consigam ter essa capacitação e esse olhar diferenciado. Nós vamos conseguir ter resultado ainda mais eficaz na prevenção e também no cuidado das nossas crianças. Hoje, a rede municipal de ensino está com 12.900 mil alunos que estão na nossa responsabilidade, sendo 8 mil no ensino fundamental.


 Esperamos atingir o maior número de alunos com as capacitações que o Proerd proporciona e, para isso, contem com a nossa parceria”, ressaltou a secretária. 
Em Lucas do Rio Verde, as ações do Proerd serão desenvolvidas pelo policial militar soldado Rafael Vinicius de Souza.

Direitos Reservados. Centro Tecnológico Educacional.