ESCOLA MUNICIPAL DE LUCAS DO RIO VERDE É A 1ª DE MATO GROSSO NO IDEB

16 set 2022 15h20

A Escola Municipal São Cristóvão, localizada no setor rural de Lucas do Rio Verde, obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas públicas de Mato Grosso.

Com pontuação de 7,6, a escola se destaca no cenário educacional, ocupando a 1ª posição no estado nos anos iniciais do ensino fundamental de 2021.“Os resultados das avaliações refletem o trabalho responsável de professores competentes e engajados durante a pandemia e da priorização de investimentos na área da educação, tanto com a implementação das atividades remotas, quanto no retorno presencial às escolas em fevereiro de 2021. A educação continua no caminho certo e o resultado é compatível com o esforço de uma equipe capacitada como é a da Educação”, afirma prefeito em exercício, Marcio Pandolfi.

Em ritmo acelerado, a Escola Municipal São Cristóvão apresentou melhor evolução passando de 7,3 em 2019 para nota 7,6 em 2021, superando a média nacional de 5,8. Já em relação aos anos finais, os resultados do Ideb mostram um bom desempenho, também da Escola São Cristóvão, alcançando o 6º lugar com a nota de 6,4. No geral, a rede municipal de Lucas do Rio Verde se manteve em 3º lugar no estado de Mato Grosso com nota 6,2 nos anos iniciais. Nos anos finais a nota foi 5,5. “Nós entendemos que foi um grande resultado e, mesmo com os desafios da pandemia, Lucas do Rio Verde se manteve com bons resultados.

Ter no município uma escola com a melhor nota dos anos iniciais demonstra que todo esforço administrativo e pedagógico valeu a pena. Com a determinação de todos os servidores da Educação, no replanejamento pedagógico e na elaboração de estratégias pedagógicas diferenciadas, a rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde conseguiu ter como destaque seis escolas entre as 15 melhores de Mato Grosso”, pontua secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O Ideb é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio. Para compô-lo, o Ministério da Educação (MEC) considera as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.

O resultado do Ideb 2021 pode ser conferido no site https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados