EDUCAÇÃO DE LUCAS DO RIO VERDE RECEBE VISITA DE PRIMAVERA DO LESTE

14 out 2022 07h09

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, recebeu, nesta semana, a equipe que atua na rede municipal de Primavera do Leste.

Na oportunidade, os 14 professores e gestores de ensino conheceram in loco os projetos e escolas e ainda participaram de uma oficina de elaboração de itens, oferecida pela Secretaria de Educação em parceria com a  Secretaria de Estado de Educação (Seduc).A secretária de Educação, Elaine Lovatel, define a visita como troca de experiências.

“Recebemos um grupo representativo de Primavera do Leste e percebo que, durante as visitas nas escolas, a troca de experiência nas conversas fortalece o trabalho dos nossos colaboradores. É um momento de expressar para colegas de outro município o que se trabalha todos os dias com muita dedicação”, avalia.Jucélia Vieira, coordenadora de formação da Educação Infantil de Primavera do Leste, é professora há 18 anos e sabe o valor que as visitas em outros municípios proporciona.

“Conhecer um pouco das práticas, das experiências vivenciadas aqui no município de Lucas do Rio Verde acrescenta no nosso trabalho e a adaptar a nossa realidade”, explica.

Oficina de elaboração de itens

Os visitantes tiveram a oportunidade de participar de uma avaliação, por meio de uma oficina de elaboração de itens, que já seria aplicada para a comissão municipal de Lucas do Rio Verde.
Ricardo Souza, coordenador da avaliação pela Secretaria de Estado e Educação (Seduc), explica que a oficina atende a metodologia do Instituto Nacional de Ensino Profissionalizante (Inep). “O objetivo da oficina é a organização da avaliação educacional e o aprimoramento dos nossos professores do Estado para melhorar o nível das avaliações aplicadas e a medida utilizada para concluir a avaliação”, explica.A comissão é responsável em criar os itens utilizados na avaliação, que é aplicada duas vezes ao ano. Por meio desta avaliação, a Secretaria de Educação consegue mapear os estudantes que estão com baixo rendimento de aprendizagem.