EQUIPE DE LUCAS DO RIO VERDE É VICE-CAMPEÃ EM DESAFIO DE ROBÓTICA DA AMÉRICA LATINA

25 out 2022 09h14

Alunas do Projeto EstroGênias, desenvolvido na Escola Municipal Vinícius de Moraes de Lucas do Rio Verde, conquistaram o segundo lugar na América Latina no desafio “Do Your:bit”, na categoria de 8 a 14 anos, promovido pela Micro Bit Foundation, em parceria com a BBC de Londres, na Inglaterra.As premiadas são Anahy Beatriz Cardeal Brilhante e Samyra Kethere Lima Spindola, do 5º ano do ensino fundamental, e fazem parte da equipe escolar denominada “Mega Gênias”.Após perceberem que alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ficam agitados com certos ruídos sonoros, Anahy e Samyra criaram uma placa para sanar este problema.

O projeto “Evitando ruídos” é um protótipo utilizando a placa de micro:bit com sensor medidor de som que alerta o ambiente escolar quando o som ultrapassa os decibéis permitidos, avisando por um painel de LED com alerta vermelho.O coordenador do Centro de Ciência e Inovação e Tecnologia Educacional, Marcelo Verardi, explica que o medidor de som monitora os ruídos da escola.

“O micro:bit é um computador de bolso programável, utilizado de maneira didática para ensinar a criança tanto a programar quanto fazer interligação de um computador com hardware, que são as partes físicas de computadores e outros sistemas microeletrônicos.”As alunas Anahy Beatriz Cardeal Brilhante e Samyra Kethere Lima Spindola destacam que a proposta do projeto é tornar o ambiente escolar mais apropriado a quem possui sensibilidade auditiva, evitando danos à saúde e aprendizagem.

“É muito gratificante participar dessa equipe de robótica e mais gratificante ainda é passar novas experiências para outras pessoas, além de auxiliar quem precisa”, avaliam as estudantes.Mais de 2.000 projetos participaram do Do Your:bit neste ano, envolvendo inscritos de seis continentes, que usaram a tecnologia para soluções criativas com objetivo de ajudar a resolver problemas que a humanidade enfrenta nas áreas de saúde, vida no planeta e meio ambiente, entre outros.

O Do Your:bit é um desafio mundial idealizado pelo micro:bit e organizado pela micro:bit Educational Foundation. A competição de tecnologia é voltada para estudantes com idades entre 8 e 18 anos e foca em projetos criativos e tecnológicos, voltados para lidar com problemas de suas comunidades e do mundo de hoje.
No total, cinco equipes da Escola Municipal Vinícius de Moraes foram inscritas na competição, que foi realizada on-line.

Projeto “EstroGênias"

Com apoio da Unesco e patrocínio da Disney, a Educacional Ecossistema de Tecnologia e Inovação lançou o projeto visando incentivar meninas na educação STEM (Educação Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em inglês).
O Projeto “EstroGênias: Meninas na Ciência” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e é composto por uma equipe denominada “Mega Gênias” com a participação de 10 alunas. Para este torneio, as alunas Anahy Beatriz Cardeal Brilhante e Samyra Kethere Lima Spindola foram as escolhidas para representar o projeto.