EDUCADORES RECEBEM FORMAÇÃO EM ROBÓTICA PARA EXPANDIR TRABALHOS PEDAGÓGICOS

31 ago 2021 10h43

Estimular o raciocínio lógico, ajudar na organização de modo geral, propiciar uma melhor escrita, auxiliar no desempenho pessoal e profissional, estimular a criatividade. A Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde ofertou aos educadores da rede municipal uma formação de robótica para adquirir mais conhecimento e fortalecer estas ações nas instituições de ensino.  Os participantes receberam kits da marca Lego do Brasil, revendidos pela empresa Positivo, que realizou o curso. Trata-se do Lego Education, peças para ensinar conceitos científicos ao mesmo tempo que permite construir e programar robôs funcionais.

“A ideia é formar um professor por escola nesse primeiro momento para conseguirmos começar a desenvolver os projetos em sala de aula e começar a cativar os outros professores”, explica Marcelo Wagner Verardi, coordenador do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional.

Robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs e tem grande aplicação em diversas áreas, desde a produção industrial, medicina até atividades domésticas. A robótica educacional é um método de aprendizagem focado no conceito que mistura ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Os kits auxiliarão nas aulas.
Os professores aprenderam no curso desde o conceito básico do trabalho com o kit, contagem das peças, montagem e a programação para o funcionamento do robô.
“Utilizaremos materiais diversos e até mesmo peças de outros robôs para que a criança adquira conhecimento e vivência nessa montagem, trabalhar a solução de problemas durante o desenvolvimento, por exemplo”, reforça o coordenador.

Participaram da capacitação, educadores das escolas municipais do Ensino Fundamental I e II.
“O próximo passo é iniciar as oficinas nas escolas integrais para que as turmas já iniciem o aprendizado da robótica. O objetivo é o desenvolvimento para competir em olimpíadas, que pretendemos realizar futuramente, além de feiras e eventos estaduais”, conclui o coordenador.

Fonte: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias/?text=educacao&cod=9079