ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPAM DE ENCONTRO DO PROGRAMA DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS

29 nov 2022 10h49

Para incentivar a formação de cidadãos com as mais diversas habilidades para lidar com as próprias emoções e em diferentes situações, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde implantou em sala de aula o Programa Diálogos Socioemocionais.Em andamento há seis meses, o projeto, que envolve alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, consiste em desenvolver o protagonismo na construção e realização de projetos de vida.

Na última sexta-feira (25), a pasta promoveu um encontro que apresentou as ações do projeto.A incitava, realizada em parceria com o Instituto Ayrton Senna, tem participação de 2.163 estudantes, do 6º ao 9º ano. As unidades de ensino participantes são: São Cristóvão, Fredolino Vieira Barros, Eça de Queirós, Menino Deus, Olavo Bilac e Cecília Meireles.

A educadora Helena Gomes Godoi, da Escola São Cristóvão, conta que o início foi desafiador por estarem em um período de pós-pandemia, mas que ao decorrer do projeto viu os bons frutos do trabalho.“Era um tema que já tínhamos elencado para trabalhar. A equipe responsável abraçou e levamos para a escola. Ver esse trabalho realizado na escola por nossos alunos, todo esse conhecimento e habilidades desenvolvidas, é muito importante.

Não foi só um programa que veio, temos suporte e esse suporte é fundamental”, contou a professora.Estudante do 9º ano do ensino fundamental na Escola Olavo Bilac, a aluna Maria Eduarda da Silva Oliveira, de 14 anos, explica que os alunos estruturaram um plano de desenvolvimento pessoal e avaliaram como estavam nas respectivas competências. “Eu acho que trabalhei mais a empatia e responsabilidade. Estou em vários projetos da escola, que precisamos trabalhar em equipe, respeitar o próximo. Acho algo muito bom, os professores costumam falar disso, porque é algo que você leva para a vida, trabalho, escola, tudo.”“Teve um impacto positivo muito grande nas escolas, tanto para os professores como para os alunos.

No ano que vem já estamos alinhando para continuar. Os patrocinadores também estavam presentes, vendo o trabalho realizado, e trabalhamos para que esse programa continue sendo feito nas escolas”, pontuou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.